Essa tal felicidade…

Buscamos avidamente por algo que parece quase inalcançável. Todos já sentimos seu delicioso sabor e isso nos faz querer mais e mais. No entanto, parece que estamos nos perdendo justamente na busca. Procuramos fora algo que somente pode ser encontrado dentro de nós. Procuramos por algo que já temos! E assim nos perdemos de desfrutar a mais simples das criações: a felicidade! Sim, é extremamente simples! E talvez, justamente por procurá-la na complexidade, as pessoas estão falhando em encontrá-la.

cachorro-fofoAlguma vez você já sentiu o coração totalmente preenchido e grato ao admirar um nascer ou um por do sol? Uma cachoeira? Uma paisagem exuberante? Ou quem sabe o sorriso genuíno de um bebê, a inocência de uma criança? Um animal de estimação fazendo suas fofuras? Nesses momentos, normalmente, não pensamos em mais nada, nem que seja por alguns segundos. São momentos plenos. E ali, nesse breve instante, sentimos o gosto que tanto buscamos.

Às vezes, experimentamos esse sabor por períodos mais prolongados, na experiência de um grande amor ou durante um projeto ao qual nos dedicamos de corpo e alma, porém, cedo ou tarde, a sensação de conexão se perde, deixando um vazio existencial, acompanhado de frustração, insatisfação e o retorno da busca.

margaridasMas, se observarmos todos esses exemplos e olharmos com sinceridade para a nossa vida, podemos perceber que inúmeros momentos de felicidade foram vividos simplesmente pela total conexão com o Agora, independente de coisas complexas e materiais. É a própria vida que nos preenche de Vida!

Assim, se nos focarmos em trazer mais presença a nossa vida, mais conexão com a nossa essência, com quem realmente somos (seres magnificentes e infinitos… mas isso é tema para outro texto), certamente descobriremos que a felicidade é abundante e está ao alcance de nossas mãos, ou de nossos corações, a cada instante, a cada alento.

Como fazer então para senti-la, se ela parece sempre tão distante? Que tal começar pela mais simples das ações? Respirando! Respiramos todo o tempo, porém, o fazemos de forma tão automática que perdemos a chance de fazer uso dessa ferramenta tão simples de conexão que já trazemos conosco.

Para respirar com presença não precisa de técnica alguma, precisa apenas de atenção ao ato em si de inspirar e expirar. Porém, com nossas vidas e mentes tão agitadas, o mais comum dos atos pode parecer difícil e os pensamentos invadem a mente, levando-nos para outros lugares e trazendo novamente o automatismo. Aí algumas sugestões que a yoga, a meditação e os ensinamentos que diferentes mestres (pessoas que alcançaram estados mais profundos de conexão com o Ser) nos trazem podem ajudar bastante.

Uma forma simples de manter a atenção presente na respiração é repetir silenciosamente algumas palavras enquanto respiramos. Podemos dizer ao inspirar: “inspirando, acalmo minha mente” e depois: “expirando, sorrio” (provavelmente, o sorriso aparecerá com naturalidade!). E seguimos assim por algumas repetições, que depois podem ser encurtadas simplesmente para “inspirando” e “expirando”. Simples assim!

Esse é um ensinamento profundo do mestre zen vietnamita Thich Nhat Hanh* que, ao mesmo tempo que nos mantém no presente, nos relembra de nossa felicidade inerente.

Sem se preocupar muito em marcar o tempo, você pode começar respirando por cerca de 1 minuto apenas e ir aumentando o tempo de acordo com a prática. Mas, na verdade, a menos que você queira se aprofundar na meditação, entre 2 e 10 minutos serão suficientes.

diamantina-por-do-solE se você aliar um sentimento a essa respiração atenta, alcançará ainda mais conexão e os benefícios se multiplicarão exponencialmente. Gratidão e amor parecem ser os sentimentos que nos trazem mais conexão. Basta trazer de volta alguma das situações que comentei no início desse texto: a imagem de uma criança ou de um animal amado, uma paisagem exuberante, ou qualquer coisa que preencha seu coração de gratidão e amor verdadeiros.

Faça uma ou várias vezes ao dia. Durante o banho. Ou enquanto caminha no corredor do escritório ou mesmo de um cômodo a outro da casa. Ao acordar, antes de olhar suas mensagens e redes sociais e deixar sua mente ser preenchida com as obrigações do dia, é um momento especialmente importante. A qualidade do seu despertar define, em grande parte, a qualidade do seu dia.

Mas não acredite em nada do que eu falei aqui! Experimente e sinta por si mesmo! Você aceita então o desafio de praticar a respiração atenta, unida a um sentimento, por 30 dias? Depois me conte como foi e os benefícios que você experimentou em sua vida. Acredito verdadeiramente que os momentos de felicidade se tornarão muito mais presentes, até o dia em que essa prática se torne seu estado natural e a felicidade, sua amiga íntima.

* Thich Nhat Hanh. Paz a Cada Passo: Como Manter Sua Mente Desperta no Seu Dia-a-Dia (Ed. Rocco)